• Twitter
  • Technocrati
  • stumbleupon
  • flickr
  • digg
  • youtube
  • facebook

Follow our Network

Delcídio propõe instalar campus da UEMS em Campo Grande

0

Da Redação/ CR – Midiamax - 12/08/2006

O candidato do PT ao governo de Mato Grosso do Sul, Delcidio do Amaral, afirmou que pretende instalar uma unidade da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande. Ele assumiu o compromissos assumiu com as principais entidades que representam o movimento estudantil durante encontro com mais de 2 mil estudantes, realizado na sede da ACP (Associação Campo-grandense de Professores).

Atualmente só uma há uma instituição pública de ensino superior, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), oferece vagas na Capital. “É um anseio justo da comunidade e uma imposição das demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. O poder público precisa ampliar seus investimentos para formar e qualificar nossa juventude. Em Campo Grande, a UEMS vai suprir a oferta de cursos que as instituições privadas e públicas instaladas na cidade não preencheram”, propõe Delcidio, enfatizando que quer preparar a mão-de-obra sul-mato-grossense para atender a demanda das empresas que vão se instalar no estado, nas áreas de siderurgia, mineração e geração de energia, além do turismo.

“Se o governo não se antecipar a essas demandas corremos o risco de assistir as empresas tendo que trazer de outras regiões o corpo técnico mais qualificado, ficando para o trabalhador de Mato Grosso do Sul apenas as funções subalternas, com os menores salários”, avalia o candidato, que considera fundamental preparar a juventude para dominar pelo menos dois idiomas além do português.

“Dar condições para que o estudante domine o inglês e o espanhol é fundamental em um estado que tem pretensões de fazer do turismo uma das bases da sua economia. Ser poliglota é pré-requisito indispensável para quem quer trabalhar na indústria não-poluente que mais cresce no mundo”,lembrou.

No encontro na ACP, Delcidio garantiu que,” vai manter e ampliar o Bolsa Universitária”, programa do Governo do Estado que subsidia a mensalidade escolar de mais de mil estudantes carentes em faculdades particulares. A mesma decisão vale para o cursinho popular que somente no ano passado garantiu a quase 10 mil jovens a oportunidade de um curso preparatório para o vestibular, sem nenhum custo. O candidato se comprometeu também com a regulamentação da lei estadual que garante aos estudantes o desconto de 50% nos ônibus intermunicipais.

Ensino Médio

Além de ampliar os investimentos no ensino superior, Delcidio diz que pretende fazer uma “autêntica revolução” na educação. “Temos que investir na valorização do magistério, pagando bons salários aos professores, além de proporcionar cursos de atualização profissional”, disse o candidato, mostrando disposição de investir fortemente para que as escolas, além do ensino formal, ofereçam cursos para formação de técnicos em eletrônica, edificação, mineração, metalurgia e turismo

Comments (0)

Postar um comentário