• Twitter
  • Technocrati
  • stumbleupon
  • flickr
  • digg
  • youtube
  • facebook

Follow our Network

Distância: Estudantes da UEMS terão desafios para estudar na Escola Irmã Bartira

0

Por A.F. Brito

Imagine que você mora na região da Coophasul, nas Proximidades da Avenida Dr. Euler de Azevedo. Talvez você realmente more nessa região. Se sim, você deve conhecer as linhas de ônibus que vão para região Central. Se não mora, saiba que uma das linhas disponíveis é a Linha 053, que liga dois extremos da Cidade Morena: O ponto final dela é na Rua dos Servidores públicos, no Bairro Tiradentes.

Veja o percursso


Através do GoogleMaps foi possível traçar todo o percurso que um passageiro faria sentado – ou muitas vezes em pé – se por acaso fosse morador da Coophasul e estudasse na UEMS. Isso porque a nova “sede” da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul será, a partir de julho deste ano, na Escola Estadual Irmã Bartira Gardes, localizada na Rua dos Dentistas, no Tiradentes.

A escola que foi “reformada”, e abrigará os cursos de Pedagogia, Artes Cênicas, Geografia, letras e Normal Superior, com aproximadamente 200 alunos. Os cursos são ministrados no período noturno.

Através do Maps* também é possível estimar o tempo que esse eventual o estudante levaria entre um determinado ponto da Rua Euler de Azevedo até o ponto na Rua dos Médicos, próximo a Escola Irmã Bartira. O tempo estimado – se de carro – seria de 31 minutos. Porém devemos levar em conta algumas situações:

- Esse estudante não estaria de carro, mas sim de ônibus;

- O ônibus tem paradas durante todo o trajeto – incluindo um “pontão de ônibus” na Av. Ceará, em frente ao colégio Hércules Maymone, lugar onde o trânsito está absurdamente congestionado após a obra.

- O trânsito de Campo Grande está superinflado - segundo dados do IBGE a frota de veículos na Cidade Morena cresceu 76% em oito anos - principalmente na região central, por onde passa essa linha.

- As aulas da UEMS começam às 18:30 horas;

- No período entre 17:00 e 19:00 é considerado de pico no trânsito da capital, em que o número de veículos aumenta, dificultando o trânsito;

Levando em conta esses detalhes, esse trajeto não seria cumprido em 31 minutos, mas em torno de uma hora e meia. Isso não levando em conta, que esse estudante trabalhe e saia do serviço no horário comercial. Se levássemos, chegaríamos à conclusão que é inviável para um estudante que trabalhe em período integral na Coophasul, por exemplo, consiga chegar a “sede UEMS” no horário de início da aula. Já que segundo alguns alunos, já é difícil chegar no horário correto na atual “sede”: A Escola Estadual Hércules Maymone.

Usamos a Linha 053 como exemplo, pois ela liga esses dois distantes pontos da cidade sem a necessidade de fazer uma integração em algum terminal ou mesmo entre linhas centrais, onde não é necessário pagar nova passagem para pegar um segundo ônibus – isso se você utilizar o cartão de passe, pois se pagar em dinheiro vivo, pagará dobrado, R$2,50 por passagem.

Agora imagine outros trajetos como Moreninha/Tiradentes através do transporte público municipal. Ou Aero Rancho/Tiradentes, ou Nova Bahia/Tiradentes (...). Definitivamente a UEMS precisa de uma sede no centro. Por que não a antiga Rodoviária?

Tabela com o trajeto da Linha 053:
Chegando em R. dos Médicos
Total: 12,6 km - aproximadamente 31 minutos (de carro, com o trânsito limpo, provavelmente de madrugada).

Comments (0)

Postar um comentário